MT - Produtores rurais estão isentos do recolhimento da Tacin em 2011
O Documento de Arrecadação (DAR-1/Aut) com redução de 50% pode ser emitido no portal www.sefaz.mt.gov.br
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda  (Sefaz-MT), isentou os produtores rurais do pagamento da Taxa de  Segurança Contra Incêndio (Tacin) no ano de 2011, além dos  microempreendedores individuais, mesmo que estejam situados nos  municípios onde haja unidade do Corpo de Bombeiros.
Para os demais contribuintes localizados nos 17 municípios com Corpo de  Bombeiros, o prazo para pagamento da Tacin, sem a incidência de  acréscimos legais (inclusive multas moratórias ou penalidades) e com o  desconto de 50%, termina nesta sexta-feira (30.09), depois de quatro  prorrogações. O desconto atende à solicitação de entidades  representativas do comércio, indústria, agricultura e pecuária.
O Documento de Arrecadação (DAR-1/Aut) com redução de 50% pode ser  emitido no portal www.sefaz.mt.gov.br, no Sistema de Corrente Fiscal,  cujo acesso deve ser feito mediante login e senha privativos (opção  “Gerar DAR”), ou no portal da Sefaz, menu “Serviços” (lateral esquerda  da página), onde é preciso adotar os seguintes passos:
- Acessar “Documentos Arrecadação”;
- Selecionar a opção “DAR - 1 Órgãos”;
- Selecionar órgão: “SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA-FESP”;
- Em "Emissão DAR-1/Aut Outros Órgãos", selecionar “Pessoa Jurídica  Inscrita” ou “Pessoa Jurídica não Inscrita” ou “Pessoa Física”; 
- Em "Especificação da Receita” e "Sub-Receita", selecionar “6960 - TACIN - CORPO DE BOMBEIRO - CCF”;
- Em “Período de referência", digitar "08/2011”;
- Em "Data de vencimento", digitar "30/09/2011";
- Em "Valor Tributo", digitar o resultado do cálculo do tributo;
- No campo “Informações Previstas em Instruções”, digitar as informações  dos dados utilizados no cálculo e as deduções a que o contribuinte tem  direito;
- Imprimir o DAR para pagamento.
Caso o valor com a redução de 50% seja diverso do valor constante do  Sistema de Conta Corrente Fiscal da Sefaz, o contribuinte deve  protocolizar processo eletrônico de impugnação, por meio de acesso ao  serviço e-Process, disponível no portal da Sefaz, na lateral esquerda da  página. No processo, é preciso apresentar as informações relativas ao  cálculo da taxa.
BENEFÍCIOS À SOCIEDADE
Com a arrecadação da Tacin, o Estado investirá, ainda este ano, R$ 4,5  milhões na aquisição de mais veículos e equipamentos para o Corpo de  Bombeiros. Serão adquiridos cinco caminhões Auto Bomba Tanque (a serem  utilizados no combate a incêndio), duas ambulâncias, quatro veículos  equipados para operações de salvamento e diversos equipamentos para as  áreas de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e salvamento  aquático.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel  Carlos Alexandre Rodrigues Coronel, a Tacin trará inúmeros benefícios à  população, uma vez que os recursos serão investidos na melhoria da  estrutura operacional da corporação. “Os esforços estão concentrados  para que a sociedade receba a melhoria dos serviços ainda este ano, com a  aquisição de novas viaturas e equipamentos mais modernos”, afirma.
Há unidades do Corpo de Bombeiros nos seguintes municípios: Alta  Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Colíder, Cuiabá,  Jaciara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e  Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da  Serra e Várzea Grande.
Informações adicionais sobre a Tacin podem ser obtidas no portal da  Sefaz, no menu “Avisos”, ou no atendimento tributário, no telefone (65)  3617-2900.
