MT - Sefaz informa sobre ICMS complementar da Estimativa por Operação
Os tipos de impugnação do complementar são os previstos no regime Estimativa por Operação
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) informa aos contribuintes  do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços  (ICMS) que foi lançado o ICMS complementar do regime Estimativa por  Operação previsto no art. 87-J-3, §1, inc. II do Regulamento do ICMS  (RICMS), que se refere à cobrança de 1/3 da margem de valor agregado do  anexo XI aplicada sobre a base de cálculo do período, em substituição à  cobrança de complementar devido nas hipóteses do §3 do art. 87-J-2, ou  seja, alíquota superior a 17%, glosas de crédito fiscal previstas no  Decreto n. 4540/2004 e complemento de Substituição Tributária.
O complementar foi lançado a todos os contribuintes, exceto para:
- aqueles que estão excluídos do regime de Estimativa por Operação, em  virtude da aplicação do disposto no § 1º do art. 87-J-4 do RICMS;
- contribuintes que têm algum tipo de credenciamento especial.
Foram lançadas as notas fiscais que entraram no mês de outubro/2010, ou  seja, com período de referência novembro/2010 e vencimento em  20/12/2010. O código de receita do ICMS complementar da Estimativa por  Operação é o 1250 - ICMS Complementar Estimativa.
Assim, haverá dois lançamentos (Documentos de Arrecadação - DARs) sobre  as notas fiscais com período de referência novembro/2010: um referente à  cobrança normal da Estimativa, no código 1997; e o outro referente ao  complementar da Estimativa, no código 1250.
Os tipos de impugnação do complementar são os previstos no regime  Estimativa por Operação, ou seja, caso não haja concordância com o valor  estimado e com o seu complementar, o contribuinte deve proceder a  apuração normal nos moldes já previstos na legislação e detalhados nos  Anexos III e IV disponíveis neste portal, no menu “Serviços”, link “Rec.  Estimativa Antec”.
