MT - Secretaria de Fazenda desenvolve cartilha educativa para redução de custos
A meta da Sefaz é reduzir as despesas ainda em 2010, na comparação com o ano de 2009.
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio da  Secretaria Executiva do Núcleo Fazendário (Senf) e da Assessoria de  Comunicação (ASC), elaborou cartilha para orientar os servidores a  reduzirem despesas no consumo de energia, água, telefone, papel e copos  descartáveis. Trata-se da campanha “Aqui Se Faz, Aqui Se Economiza”.
A meta da Sefaz é reduzir as despesas ainda em 2010, na comparação com o  ano de 2009. A iniciativa representa prática da organização que  contribui com a sustentabilidade e melhoria da qualidade do gasto  público, preconizados pelo Modelo de Excelência em Gestão Pública  (MEGP/Gespública) ao qual a Sefaz é adesa e âncora no Estado de Mato  Grosso.
Também integra as ações do Programa de Modernização da Gestão Pública  (PMGP), que definiu metas de redução de gastos para nove órgãos da  administração pública estadual.
Com a redução das despesas, o Estado pode aumentar sua capacidade de  investimento em políticas públicas nas áreas de habitação, saúde,  educação, meio ambiente e segurança. “Também pode investir mais recursos  em medidas de valorização do servidor fazendário”, ressalta o  secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.
Com linguagem simples e objetiva, o material foi estruturado por meio de  diálogos entre dois dos principais integrantes da fauna pantaneira: o  jacaré e a arara. É uma forma de conscientizar os servidores de que as  medidas de redução de despesas também contribuem para a preservação do  meio ambiente.
Na cartilha, são apresentadas dicas de economia no consumo de energia,  telefone, papel, água e produtos descartáveis. Uma delas é a simples  ação de desligar o ar-condicionado meia hora antes do fim do expediente e  também durante o almoço. Outra dica é mudar a configuração padrão da  impressora para o modo frente e verso da folha, o que pode reduzir  despesas com papel e compra de pastas.
A cartilha está disponibilizada na SefazNet, em minibanner localizado na  página principal. Os servidores que quiserem contribuir com sugestões  para a campanha “Aqui Se Faz, Aqui Se Economiza”, devem entrar em  contato com a equipe da Coordenadoria de Apoio Logístico, no ramal  7-2307 e falar com Tatiana.
